Blog EhVC

Compartilhe esse artigo

Passo a passo para registrar seu primeiro imóvel

Fazer o registro de um imóvel é uma tarefa burocrática e requer tempo. Saiba como fazer.

Milhares de brasileiros sonham em ter a casa própria. Aqueles que conseguem realizar esse desejo deve ficar bem atento às exigências para registrar o imóvel. Enquanto as etapas não forem cumpridas, o proprietário ficará impossibilitado de ter a escritura do bem imobiliário.

A jornada para conquistar o documento definitivo do imóvel é longa e burocrática. Mas é obrigatória e necessária para legalizar o patrimônio e facilitar alguma negociação futura, como venda, locação e herança.

Se você vai comprar um imóvel ou já adquiriu o seu e não sabe quais são as etapas para o registro, leia o nosso artigo. Aqui, vamos te explicar quais as documentações são necessárias, onde fazer o registro e o valor de cada operação.

Registro de imóvel: O que é?

Antes de mais nada, você precisa saber o que é o registro de um apartamento, casa ou qualquer tipo de imóvel. Muitas pessoas desconhecem o significado desse ato e o confunde com a certidão de inteiro teor, documento que consta a matrícula da propriedade.

O registro de imóvel nada mais é que a transferência do bem imobiliário para os novos proprietários. Para registrar, o proprietário deve procurar um cartório especializado levando os documentos solicitados.

Após transferir de forma oficial o imóvel, o proprietário terá que cumprir com algumas obrigações, como pagamento de imposto (IPTU), taxas de condomínio, fatura de energia, água e gás, entre outros encargos legais.

O procedimento deve ser realizado no prazo de 30 dias após o recebimento dos documentos de compra e venda da propriedade.

Diferença entre escritura e registro de imóvel

Escritura e registros têm objetivos bem diferentes, mas muita gente confunde os documentos e acreditam que eles tenham a mesma finalidade.

No entanto, a escritura apenas concede o direito de uma pessoa de utilizar a propriedade. Isso significa que o imóvel não será transferido.

Já o registro, realiza a transferência para um novo proprietário. Ao adquirir um imóvel, a escritura é o primeiro documento que dá direito de uma pessoa morar no local. Logo depois, quem comprou o apartamento ou casa pode dar início ao processo efetivo da propriedade, que é o registro.

Quais as documentações necessárias para o registro de imóvel?

Ao requisitar o registro de sua casa ou apartamento, o cartório fará uma prenotação na matrícula do bem imobiliário. Ou seja, o registro prévio garante que o seu processo tenha prioridade diante de outros pedidos que chegarem ao cartório.

Para que a etapa de registro ocorra com sucesso, você precisa apresentar os seguintes documentos:

Compra direta com antigo proprietário

  • Documentos do antigo proprietário ou de quem vendeu o imóvel: RG, CPF e comprovante de residência.
  • Escritura pública ou contrato de financiamento.
  • Comprovante de pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
  • Certidão de negativa de débitos perante o município e estado.
  • Em caso de apartamento ou casa em condominial, apresentar certidão de negativa de débitos perante o condomínio.

Documentos para compra de imóvel financiado ou à vista

Para aquelas pessoas que optaram por financiar o imóvel, o registro só poderá ser realizado de fato após quitar o financiamento. Enquanto essa data não chega, a pessoa que financiou vai dividir a propriedade do imóvel com a instituição financeira.

Esse processo é conhecido como alienação fiduciária. Em casos assim, o registro do contrato de financiamento é realizado na certidão de matrícula do imóvel.

Para realizar esse processo, você precisa ter em mãos as documentações abaixo:

  • Documentos pessoais, como RG e CPF.
  • Certidão de nascimento ou casamento.
  • comprovantes de endereço (conta de água, de energia, outros).
  • Declaração profissional de todos os proprietários e cônjuges.
  • IPTU da propriedade.
  • Matrícula atualizada.
  • Certidão de ônus reais e ações do imóvel.
  • Certidão negativa do imóvel.
  • Guia de pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Onde fazer o registro do imóvel?

Para fazer o registro do imóvel, você precisa se dirigir ao cartório de Notas do município. Essa instituição tem como função emitir e validar o documento de transferência do bem imobiliário.

Após todo procedimento, o requerente do registro pode acompanhar o processo seguindo as orientações do tabelião. É importante salientar que o seu registro só é válido quando é realizado no município em que o imóvel foi comprado ou financiado.

Quanto custa o registro de imóvel

É difícil responder a essa pergunta, pois os valores dependem do estado e da cidade onde o imóvel foi adquirido. Por isso, é importante consultar o tabelionato do seu município.

As taxas de registro imobiliário são determinadas pelo Poder Judiciário do Estado. Geralmente, o cálculo leva em consideração o valor venal da propriedade.

Outra coisa que você precisa prestar atenção é no pagamento do ITBI. É importante pagar esse imposto antes de dar entrada ao processo de registro do bem imobiliário. No geral, os custos com ITBI varia entre de 2% e 4% do valor do imóvel.

Para aqueles que adquiriram o seu imóvel e financiaram utilizando o Fundo de Garantia (FGTS), por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), haverá um desconto de 50% ao registrarem o imóvel.

Já para quem adquiriu a propriedade por meio do programa de habitação do governo federal, Minha Casa, Minha Vida, o desconto será de até 90% do valor cobrado pelo cartório. Isso vai depender da renda familiar. Para as famílias com renda inferior a três salários-mínimos, o contrato de financiamento imobiliário é gratuito.

Agilize o seu registro

Como você percebeu, o procedimento para fazer a transferência do imóvel leva tempo e é bastante burocrático. Para não ter erro, é importante contratar um profissional especializado em questões imobiliárias.

Assim, você fica tranquilo e aguarda todo o processo no conforto da sua casa.

Compartilhe esse artigo

Últimos Artigos

Minha Casa, Minha Vida + MS Moradia = Casa própria!

A Construtora Tecol está com uma oportunidade única para quem mora em Três Lagoas/ MS,…

Novas regras para o minha casa minha vida: o que mudou?

O Minha Casa Minha Vida é um programa governamental que auxilia pessoas, concedendo a possibilidade…