Blog EhVC

Compartilhe esse artigo

Bancada de pedra ou madeira, como escolher?

Quer escolher a bancada para a sua cozinha, mas não sabe qual material utilizar? Essa dúvida não é apenas sua, muita gente não consegue decidir sobre qual tipo de bancada é melhor para atender as múltiplas demandas da parte mais importante da casa: a cozinha.

A bancada pode ser de madeira, inox ou pedra. Porém, os materiais precisam ser de qualidade e se adaptar as necessidades dos moradores do imóvel. O item pode ser utilizado para várias funções, como local de apoio para preparação de alimentos, mesa e até mesmo para dividir ambientes.

Para dar conta de todas essas funcionalidades, a bancada para cozinha precisa ser resistente, ou seja, ela deve ser fabricada com materiais duráveis, que permaneça conservado por muitos e muitos anos.

Para você que está com dúvida entre uma bancada de madeira ou pedra, preparamos esse guia para te orientar na escolha perfeita, que atenda não apenas as suas necessidades, mas que atenda ao seu gosto.

Madeira ou pedra?

Para responder a essa pergunta, você precisa conhecer bem os materiais, assim como as suas vantagens e desvantagens. Além disso, é necessário saber como cuidar de cada material para que tenha uma vida útil longa.

Então, vamos explicar sobre as bancadas de madeira e pedras. No Brasil, a mobília fabricada com pedras é mais popular. Entretanto, muitas pessoas optam pela madeira por achar mais charmosa e acreditam que dá uma aparência mais aconchegante.

Conheça aqui as vantagens de cada material e escolha a que melhor atende ao seu estilo e necessidades.

Vantagens e desvantagens da madeira

A bancada de madeira tem como a sua principal vantagem o preço. O valor é consideravelmente menor do que uma bancada de pedra, porém, os custos de manutenção podem ser mais altos. Esse tipo de bancada pode ser confeccionada em diferentes tipos de madeira, com diferentes níveis de resistência.

As madeiras mais utilizadas são:

  • Maple: é a mais utilizada por empresas fabricantes de balcões devido o seu baixo custo.
  • Carvalho: Esse tipo de madeira tem mais qualidade e é uma das mais resistentes. Além disso, é possível encontrar Carvalho com cores variadas, como vermelho e branco. Comparando os preços, ela está entre as mais acessíveis.
  • Bétula: Tem uma qualidade superior, dura muitos anos e oferece versatilidade. Porém, os preços são altos.
  • Nogueira: Além da resistência e qualidade, a nogueira tem uma grande variedade de cores. Entre as mais utilizadas estão o dourado e o preto.
  • Teca: Essa madeira é de origem mexicana e é ótima para neutralizar a umidade, já que nela é encontrado alto teor de óleo.

Por causa da qualidade e durabilidade, os preços das madeiras nogueira e teca são considerados altos. Por conta da sua versatilidade, a madeira pode ser utilizada na fabricação de diferentes peças: bancadas de cozinha, mesas de trabalho e de jantar e bancadas de banheiro.

Além do preço, as bancadas de madeira oferecem outras vantagens. Confira!

  • Preços mais acessíveis: Ao comparar o metro quadrado da bancada de madeira com a pedra, a diferença de preços é muito grande.
  • Amortece os ruídos: Esse é um dos grandes benefícios da madeira, ela não reverbera os ruídos, como acontece com o quartzo, granito ou mármore.
  • Restauração: Diferentemente da pedra, caso ocorra algum problema com a bancada de madeira, é possível restaurar. Por exemplo, os cortes de faca podem facilmente desaparecer ao lixar a madeira, deixando a bancada com aspecto de nova.
  • Instalação prática: Para quem busca praticidade, a bancada de madeira é ideal. Enquanto as bancadas de pedras precisam de máquinas para a sua instalação, a de madeira é instalada em poucos minutos com apenas duas pessoas.

Desvantagens das bancadas de madeiras

Apesar de todas as vantagens que citamos neste artigo, a bancada de madeira também tem desvantagens. Esses problemas são um dos principais motivos para que as bancadas de pedras estejam entre as preferidas dos brasileiros.

  • As madeiras são inflamáveis: isso significa que a bancada de madeira pode queimar e até provocar um incêndio no imóvel.
  • Alto custo de manutenção: o material requer cuidado especial por serem sensíveis a água e arranhões. Entre os cuidados estão: limpar imediatamente se houver derramamento de líquidos, usar óleo mineral e produtos para a conservação da madeira.
  • Deformação: Sim, isso pode acontecer com a madeira. Os balcões de pedra ficam sempre intactos a diferentes temperaturas, enquanto as madeiras podem sofrer variações, como deformar e dobrar. Claro, as deformações dependem da grossura da tábua escolhida.

Como escolher a bancada de madeira?

Primeiro, você precisa medir a área onde ficará a bancada de madeira. Contrate profissionais especializados para o serviço. Depois, escolha o tipo de madeira, dando preferência aos tipos mais duráveis, como nogueira. Caso o seu interesse seja economizar, entre as madeiras mais baratas são pinho e álamo. Porém, elas podem perder sua qualidade com mais facilidade.

Vantagens e desvantagens da bancada de pedra

Se você já sabe que irá optar é pela bancada de pedra, saiba que assim como a madeira, esse material oferece muitas opções. O mercado dispõe de vários tipos de pedras que podem ser naturais ou sintéticas (mistura de pedras naturais com aditivos sintéticos, lisas e homogêneas).

Conheça os tipos e as vantagens das pedras utilizadas na fabricação de bancadas para cozinha:

  • Granito: é a mais comum nas cozinhas. Essa pedra é muito utilizada na bancada para cozinhas por oferecer uma grande variedade de granulados ou de cores únicas, como ser totalmente preta. O material também é bastante resistente a temperatura e a impactos de objetos.
  • Mármore: é uma pedra natural considerada nobre. Outra característica do mármore é que é mais homogêneo e sofisticado. No entanto, é bom deixá-lo longe da pia, já que o mármore pode sofrer danos por causa da água.
  • Silestone: é um mármore composto, fabricado com quartzo e resina de poliéster. Apesar de ter qualidade superior ao mármore e ao granito natural, a resina torna o silestone sensível à temperatura quente.
  • Nanoglass: fabricado industrialmente com resina e pó de vidro de aparência homogênea na cor branca. É necessário ter cuidado com a peça para não danificar, já que o vidro é sensível e não pode ser recuperado.
  • Porcelanato: o material é muito utilizado na fabricação de bancada para cozinha. Para a sua instalação é necessário usar uma estrutura de metal. O porcelanato é muito usado para bancada de pia por ter fácil manutenção, porém, ele não é resistente a impactos, como as pedras citadas acima.

Vantagens das pedras

  • Durabilidade: Usar pedras na bancada para cozinha é certeza de durabilidade. Por causa dessa característica, elas permanecem por muitos anos no imóvel.
  • Estética: Se você procura sofisticação, as pedras são as opções ideais. Elas deixam o imóvel esteticamente mais bonito. Para que tudo fique do jeito que você imaginou, veja as pedras pessoalmente antes de comprar e contrate bons profissionais para fazer o acabamento perfeito.
  • Praticidade: Para não ter trabalho com a manutenção das pedras, escolha modelos de baixa porosidade e resistentes a riscos.

Desvantagens

Entre as desvantagens das bancadas para cozinha de pedras está o preço elevado, além da exigência de mão de obra altamente especializada. Além disso, algumas pedras exigem manutenção especial para não manchar e riscar.

Como escolher

Sempre opte por materiais duráveis e escolha tamanhos que não atrapalhem a locomoção na cozinha. Por isso, é bom contratar um especialista que te ajude na escolha e faça a instalação de qualidade.

Compartilhe esse artigo

Últimos Artigos

Minha Casa, Minha Vida + MS Moradia = Casa própria!

A Construtora Tecol está com uma oportunidade única para quem mora em Três Lagoas/ MS,…

Novas regras para o minha casa minha vida: o que mudou?

O Minha Casa Minha Vida é um programa governamental que auxilia pessoas, concedendo a possibilidade…