Blog EhVC

Compartilhe esse artigo

Dar entrada em imóvel: 5 dicas para se preparar

Realizar o sonho da casa própria não é fácil para a maioria dos brasileiros. Para isso, muita gente recorre a financiamentos ou solicita empréstimo bancário. Mas você sabia que existe maneiras de reduzir os custos com a compra do apartamento ou da casa dos sonhos?

Com as dicas que daremos neste artigo, você e sua família vão poder adquirir um imóvel de forma mais tranquila sem pesar muito no orçamento doméstico. Mas ressaltamos que para que tudo dê certo, o planejamento deve fazer parte do seu dia a dia em todas as fases até o recebimento das chaves do seu novo lar.

Neste post também daremos dicas para aquelas pessoas que pretendem comprar o imóvel na planta. Quer saber se vale a pena e como se organizar? Leia o nosso texto até o final.

Vamos para as dicas!

Vai comprar na planta?

Se você pretende adquirir o seu apartamento na planta, já começamos dizendo que essa é uma boa opção e que traz muitas vantagens. Como o próprio nome já explica, quem opta por comprar na planta, se baseia apenas no projeto, pois o imóvel não começou a ser construído ou ainda está na fase de construção.

Mesmo no projeto, o interessado em ser proprietário de alguma unidade tem acesso a todas as informações de como ficará o apartamento depois de pronto, quais suas medidas, quantos dormitórios e quais as outras dependências.

Entre as vantagens de adquirir o imóvel na planta estão:

  • Preços mais acessíveis;
  • Valorização do apartamento;
  • Maior tempo para planejar o pagamento do financiamento;
  • Maior controle financeiro;
  • Melhor organização dos gastos;
  • Condições de pagamentos amplas e flexíveis;
  • Construção moderna;
  • Personalização do imóvel;
  • Liberdade para escolher o andar do apartamento;
  • Menos burocracia para a documentação.

Qual o valor da entrada de um imóvel na planta?

Para conseguir dar entrada em um imóvel que ainda está na planta, você precisa analisar o seu perfil financeiro e escolher o apartamento ou casa que esteja mais acessível.

Isso porque a maior parte das construtoras ou instituições financeiras exigem que a entrada seja de cerca de 30% do valor do imóvel. Isso significa que se o apartamento for R$ 150 mil, o interessado dará uma entrada de R$ 45 mil. O restante do valor pode ser financiado, levando em consideração o perfil financeiro do futuro proprietário do apartamento ou casa. O financiamento não pode ultrapassar o limite de 30% da renda familiar.

Por isso, fique atento à nossa primeira dica de como dar entrada em um imóvel. Essa dica é valiosa principalmente porque ao conseguir pagar a entrada, você reduz o tempo de financiamento. Muitas pessoas comprometem 30 anos ou mais de sua renda mensal pagando as parcelas de seus imóveis. O pior é que por falta de planejamento e organização, algumas não conseguem arcar com esse compromisso até o final e são obrigadas a entregarem as chaves para o banco.

1.Planejamento é chave para o sucesso

Para que algo dê certo nas nossas vidas seja no âmbito pessoal ou profissional, o segredo sempre estará no planejamento. E isso não é diferente na hora de comprar um imóvel, seja à vista ou financiado. Nesse caso, a organização deve ser financeira.

Primeiro, é necessário pesquisar sobre o valor do imóvel que se pretende adquirir. Assim, você já sabe qual a porcentagem do seu orçamento familiar deverá ser disponibilizada para a entrada e parcelas do financiamento.

Se o seu orçamento é apertado e você não tem nenhuma reserva financeira, tornando difícil pagar a entrada do imóvel, a solução para isso é a organização. Isso vai te ajudar muito na tarefa de conseguir o dinheiro.

2. Dinheiro extra

Uma das maneiras de começar a guardar a quantia para a entrada é separar uma porcentagem da sua renda, mas se isso significa passar muito aperto financeiro, a alternativa é fazer trabalhos extras ou vender alguns bens. Desta forma, será possível conseguir o valor para a entrada do imóvel.

Entre os bens que podem ser vendidos está o carro. A depender do modelo e do ano, é possível conseguir o valor da entrada com tranquilidade.

Só após ter a quantia suficiente para a entrada do imóvel, contrate um financiamento imobiliário. Outra coisa que você precisa saber é que quanto maior a entrada, menor será o valor financiado. Outra vantagem é que os juros e o número de parcelas também são reduzidos.

3.Use o FGTS

Para aquelas pessoas que trabalham em regime CLT (Carteira de Trabalho assinada), é possível usar o FGTS como entrada no imóvel. Entretanto, neste caso, é necessário cumprir algumas regras, como estar no regime CLT por três anos consecutivos, não ter imóvel no seu nome na mesma cidade que mora ou trabalha, não ter utilizado os recursos do fundo nos últimos 3 anos, entre outros requisitos.

4. Financie a entrada

Se você não consegue o dinheiro para pagar a entrada do imóvel à vista, vale pesquisar quais construtoras e imobiliárias oferecem financiamento da entrada. Algumas financiam até a entrega das chaves, geralmente 36 meses.

Ao terminar as parcelas da entrada do imóvel na planta, o futuro proprietário começa a pagar os parcelamentos referentes ao restante do valor do imóvel.

5.Investimentos em renda fixa

Os investimentos em renda fixa também são ótimas opções para conseguir dar entrada no seu tão sonhado imóvel. Uma boa opção é aplicar no Tesouro Direto e CDB (Certificado de Depósito Bancário). Desta forma, é possível reservar para a entrada ou guardar os valores para gastos com documentações do imóvel.

Gostou das dicas? Saiba que mesmo que você não esteja pensando em comprar imóveis na planta, as dicas que apresentamos também servem para dar entrada em móveis já construídos. O importante é se organizar para reduzir o valor do financiamento do seu imóvel.

Compartilhe esse artigo

Últimos Artigos

Minha Casa, Minha Vida + MS Moradia = Casa própria!

A Construtora Tecol está com uma oportunidade única para quem mora em Três Lagoas/ MS,…

Novas regras para o minha casa minha vida: o que mudou?

O Minha Casa Minha Vida é um programa governamental que auxilia pessoas, concedendo a possibilidade…