Blog EhVC

Compartilhe esse artigo

Imóvel na planta? Conheça os prós e contras

É certeza que ter a casa própria está na lista de desejo de muitas pessoas, mas, nem sempre a hora da compra é uma tarefa fácil. Afinal, hoje em dia é comum ter acesso a diversas possibilidades. Mas, é necessário estar atento para quando a oportunidade surgir.

Desse modo, é comum que algumas pessoas optem por comprar um imóvel na planta, pois existe a possibilidade de garantir melhores preços. Nessa modalidade, a parte interessada auxilia a financiar os custos para a construção do imóvel e após a finalização, o proprietário pode pagar de forma parcelada o restante.

Em geral, os imóveis na planta costumam ter um valor mais em conta, chegando a ser 20% em média, mais baratos, pois ele ainda não está pronto. Desse modo, é comum que esse modelo apresente alguns prós e contras.

Então, separamos alguns desses pontos para você saber mais sobre o assunto e tirar todas as dúvidas.

Vantagens de comprar um imóvel na planta

Comprar um imóvel na planta, oferece alguns prós e contras, conheça abaixo alguns deles!

A valorização pode chegar até 30% após pronto

Como citado no texto, um dos pontos mais atrativos de comprar um imóvel na planta, é o preço de aquisição. Além disso, ele também pode chegar a uma valorização de 30% a mais, depois do pronto.

Por exemplo, um proprietário pode investir 150 mil na compra do imóvel e após pronto, ele pode chegar até 195 mil, podendo ser considerado uma valorização ou desconto no valor inicial da aquisição.

Contudo, esse quesito pode variar segundo a localização, vagas em garagens, estrutura, áreas de lazer, pontos de proximidade, entre outros. Assim, caso haja o desejo de revenda, o preço está bem maior quando comparado ao inicial.

Mais facilidade para financiamento

Ainda falando das vantagens de adquirir um imóvel na planta, a facilidade de financiamento também faz parte da lista. Geralmente, quando o imóvel está pronto, a entrada tende a ser em média 30%.

Já para aqueles que adquirem um imóvel ainda na planta, possui a possibilidade de distribuir parte do valor da entrada nas parcelas do financiamento, que deve ser paga após a entrega das chaves do imóvel.

Além de tudo, caso a construtora ofereça um bom caixa inicial, o valor do empréstimo tende a ser menor. Assim, as chances de negociação só aumentam, podendo ter acesso a um valor médio de desconto de até 20%.

Quanto mais parcelas forem antecipadas, os juros serão bem menores em relação às parcelas futuras, ou seja, mais economia para seu bolso.

Possibilidade para personalizar

Para aqueles que gostam de personalizar, o imóvel na planta também oferece essa vantagem. Além de tudo, também há a possibilidade de optar pela troca de alguns produtos ou acabamentos. Um ótimo exemplo é a integração dos cômodos, com a derrubada de paredes.

Assim, como a construtora é responsável pelo pagamento da mão de obra, se torna uma ótima oportunidade para personalizar o seu imóvel. Ainda mais, o imóvel ainda está em processo para ficar pronto, tudo está novinho.

Então, você será o primeiro morador, evitando ter que lidar com itens quebrados ou com mau funcionamento. É sempre bom evitar dores de cabeça, não é verdade?

Desvantagens de comprar um imóvel na planta

A verdade é que sempre existem os dois lados da moeda, então, separamos algumas das desvantagens de comprar um imóvel na planta. Confira!

Riscos em relação a atrasos

Uma das maiores desvantagens desse modelo de aquisição, é em relação aos prazos. Mesmo sem ser nesse modelo, é comum que isso aconteça, podendo ser devido a condições climáticas ou até mesmo capacidade da construtora responsável.

Desse modo, para aqueles que buscam ter o imóvel pronto “para ontem”, talvez esse modelo de financiamento não seja tão vantajoso. Por isso, analise todas as possibilidades e observe segundo a sua realidade.

Localização

Antes de adquirir um imóvel, é necessário observar todos os pontos. Por isso, outra desvantagem pode ser em relação à localidade e estrutura. Geralmente, um grande desafio da construtora é encontrar terrenos em bairros próximos, já que estão bastante cheios.

Nesse sentido, as construções em bairros mais distantes, planejados em cidades-satélites, tendem a ser uma das opções mais viáveis para essas empresas realizarem construções novas. Assim, ter um automóvel ou utilizar o serviço público é quase obrigação nesses casos.

Por isso, um grande desafio para aqueles que desejam comprar um imóvel ainda na planta é em relação à localidade. Mas, na verdade, não é um problema sem solução, já que há a possibilidade de encontrar opções em bairros mais próximos.

Possibilidade de despesas extras

Como citamos, uma das vantagens desse modelo de financiamento, é a possibilidade de personalização, ou seja, nas etapas de construção, é possível adicionar algum desejo ou mudança no projeto.

Entretanto, para isso, será necessário desembolsar um valor a mais, além do custo com o imóvel. Seja alguns acabamentos diferenciados, instalações, entre outras características que podem oferecer diferença em sua propriedade.

Assim, antes de fechar negócio, avalie todos os prós e contras que essa opção de compra pode oferecer.

Gostou do nosso post? Então saiba mais como adquirir o seu imóvel na planta, entrando em contato conosco agora mesmo!

Compartilhe esse artigo

Últimos Artigos

Minha Casa, Minha Vida + MS Moradia = Casa própria!

A Construtora Tecol está com uma oportunidade única para quem mora em Três Lagoas/ MS,…

Novas regras para o minha casa minha vida: o que mudou?

O Minha Casa Minha Vida é um programa governamental que auxilia pessoas, concedendo a possibilidade…